Dia das mães com muito apoio e oferta de ajuda todos os dias

Sabe por que você precisa de apoio e ajuda para cuidar de seu filho?

Você deseja o melhor para o seu filho e faz todo o esforço para isso. Como nem tudo são flores, o cansaço bate e dúvidas se está fazendo certo vem na mesma proporção dos palpites não autorizados.

Cansaço não, exaustão!

A pouca ou quase nenhuma oferta de ajuda culmina na sobrecarga materna.

Você tem se sentido sozinha após ter se tornado mãe?

É muito comum entre as mães o sentimento de solidão, porém ainda é pouco compartilhado. Na nossa sociedade, o papel de mãe tem um lugar próximo ao sagrado. É  idealizado como natural e instintivo. Ser mãe é um dos papéis da mulher e não é obrigatório.  A perfeição e o amor infinito da maternagem estão distantes da realidade.

Ser mãe é aprendizado, acontece diariamente.

Você aprende a ser mãe quando seu filho nasce e a cada dia. Primeiramente, não existe uma “natureza feminina” em que você nasceu com o dom de ser mãe. Em segundo lugar, brincar de boneca não foi um estágio para a função de cuidado. Entenda, é na prática que o aprendizado de cuidar de seu filho acontece.

A grande verdade é que antes de se tornar mãe, você tinha uma vaga ideia de como seria e o que sabia mesmo era muito mais sobre expectativas, sonhos, idealizações.

A grande verdade é que é preciso apoio para ser mãe.

Sabendo disso, não se sinta culpada ou frustrada com seu maternar. Querer que uma mãe dê conta de tudo é injusto. Há um provérbio africano que diz que é preciso uma aldeia inteira para criar um filho. Essa aldeia não surge automaticamente, precisa ser construída por todos.

Pedir ajuda não é um atestado de incapacidade ou falha. Apoio é necessário!

Quando você consegue ter tempo para se cuidar – respirar, descansar, ter lazer – irá se sentir mais confiante e com as energias renovadas para maternar. O apoio real promove a saúde mental materna e o bem-estar das crianças.

Que todos os dias seu amor e dedicação tenham reconhecimento, com muito apoio e oferta de ajuda.

Caroline Lampe Kowalski – Psicóloga Clínica – CRP 12/10806

Caroline Lampe Kowalski Machado

Caroline Lampe Kowalski Machado

Psicóloga Clínica
CRP: 12/10806

Compartilhe

Facebook
Pinterest
WhatsApp

Se preferir, preencha o formulário abaixo e assim que possível, retornarei o seu contato.

© 2022 – Todos os direitos reservados

Meus E-books